Jogos de Tabuleiro para uma noite de diversão com os amigos do seu Nerd!

Uma das coisas que eu mais gosto é jogo de tabuleiro, sempre gostei, desde criança… me divertia demais com os amigos… e é claro que todo Nerd curte um jogo de tabuleiro.. quanto mais complexo, mais bem feito, mais demorado melhor… hahaha…

Vou comentar aqui os 5 jogos que mais gosto de jogar com meu amor e nossos amigos (nerds, é claro!). Eu, particularmente, tenho 4 deles, um é de um amigo nosso. Mas sempre fico a fim de comprar novos tabuleiros, pena que nem sempre dá tempo de jogar o quanto gostaríamos.

Para cada jogo vou apresentar minhas impressões, se é fácil ou não de comprar, e se tiver, algum vídeo bacana que mostra o jogo. Quem sabe assim você, mulher de nerd, se empolga e compra um, ou encara uma partida com seu amado e seus amigos.

Sim!! Também está em ordem alfabética! ;)

1. Battlestar Galactica – The Board Game

O jogo foi lançado em 2008 pela Fantasy Flight Games (pra mim a melhor marca de jogos de tabuleiros! Só quem já abriu um jogo deles sabe do que eu estou falando!) e é baseado na série de mesmo nome. O objetivo do jogo é salvar a humanidade, derrotando os cylons que estão disfarçados. O jogo é colaborativo, então é preciso a cada rodada definir uma estratégia conjunta, já que cada jogador assume personalidade de um dos personagens. É muito bom, mas esteja preparada! O jogo é longo! Quando jogamos, levamos algo em torno de 3 a 4 horas jogando, até porque ele é todo em inglês. Atualmente já estão disponível 3 expansões e e possível encontra-lo no Mercado Livre, ou então importar! ;)

Veja o vídeo onde o Jovem Nerd, Azaghal, Portuguesa e Sra. Jovem Nerd jogam Battlestar Galactica clicando aqui.

2. Game of Thrones – The board game – 2nd Edition

Olha que novidade! Um item de Game of Thrones na minha lista! :D Bom, o jogo é fantástico, foi lançado em 2011 também pela Fantasy Flight Games, comporta de 4 a 6 jogadores que podem se degladiar, ou fazer parcerias malandras. O jogo também tem duração prevista de 3 a 4 horas, apesar que já chegamos a levar quase 7… Também já está disponível duas expansões (eu já tenho uma), que agiliza o jogo e traz mais morte e sangue também! As peças são muito bem feitas, as regras e as cartas! A dinâmica é muito boa, exige muita estratégia e também um pouco de sorte ou então de política com seus ‘vizinhos’. O objetivo é conquistar castelos, muitos castelos! Quem chegar a 7 castelos primeiro vence, mas não se pode descuidar dos selvagens, dos suprimentos e dos ataques inimigos. A dinâmica do jogo também é muito boa, e requer uma mesa grande para se jogar! É garantia de uma noite divertida, principalmente se todos os jogadores curtirem o tema e incorporarem a essência de suas casas durante a partida. Também é possível encontrar no Mercado Livre ou importar… Na Amazon americana tem o jogo e também as expansões.

O vídeo mais legal, é um tutorial que a própria Fantasy Flight Games disponibilizou no Youtube, clique aqui para ver.

3. Monopoly Revolution

Ok! Ok! Monopoly é um jogo clássico, mas não tem como um nerd não se apaixonar por sua versão Revolution! Para começar o tabuleiro é redondo, vem uma máquina de cartão e 6 cartões de crédito! É uma delícia, principalmente porque a sorte ou revés é eletrônico!! Ganhar um reality show ou uma viagem é muito legal. Ok, ser multado ou ter seus imoveis inundados não, mas de toda forma é muito legal. E as músicas? Ahhh… Bycicle Ride e Rocket Man é o máximo!… E as casinhas? Os hotéis? E como ele é inspirado em São Paulo se torna ainda mais divertido, porque os valores fazem todo o sentido. Quem não quer ter uma propriedade na Oscar Freire? A grande diversão é que ele é um jogo mais rápido, algo em torno de 2 horas já dá conta, e também não requer muitos conhecimentos, até porque é em português e dá pra jogar até com crianças. Diversão garantida!

Esse é bem mais em conta, afinal é da Hasbro, e você encontra em praticamente toda loja de brinquedo ou hipermercado. Mas isso não significa menor qualidade não! As cartas, o tabuleiro, as peças são todas muito bem feitas.

Neste vídeo tem até as regras! Clique aqui para ver.

4. Quest

Joguinho clássico também, mas como todo nerd gosta de mostrar seus conhecimentos (e humilhar os não-nerds nessa hora) não poderia ficar fora da lista. Há um monte de jogos parecidos (Master, Perfil, etc) mas como o que eu tenho atualmente é o Questa Edição Família, vamos com ele. Essa versão é super divertida porque tem as cartas com marcação preta (para adultos) e azul (para crianças) a ideia é equilibrar as coisas para a família toda jogar. Só tem um problema: as cartas azuis já são difíceis para caramba! Principalmente se você tiver que responder sobre esportes (que não costuma ser o forte dos nerds!). A família Quest tem a versão Família, a versão com DVD, a Júnior e o Quest Volume 1. É só escolher e se divertir. Dependendo de quem está jogando pode ser bem rápido (algo em torno de 2 horas) ou levar muiitttooo tempo até passar por todo tabuleiro. Mas vale a diversão!

Como é da Grow seu preço também é bem acessível e você encontra em várias lojas também.

5. The Walking Dead Board Game

O jogo da “série” The Walking Dead também é bem divertido. Foi lançado em 2011 pela Cryptozoic Entertainment e vale a diversão. O tabuleiro é de neoprene, o que é bem legal! Você pode jogar em times ou individual (e até sozinho! #foreveralone). Tem uma boa dinâmica, requer sorte das cartas e também do dado! A principal vantagem é sua velocidade, leva entre 30 e 40 minutos uma partida. O tempo ideal para esperar a pizza chegar :D . Outra coisa legal, é que enquanto você é sobrevivente, você joga pelo time, ajudando seus companheiros, mas na hora que vira zumbi – Ah meu Deus! – você passa a se divertir ainda mais correndo atrás dos seus ex-parceiros. É garantia de risadas e muita diversão. Também é um jogo em inglês, e por isso você só encontra no Mercado Livre ou importando.

Esse vídeo (em inglês) mostra um pouco a dinâmica do jogo. Vale a pena clicar para ver e comprar para jogar com seu nerd. Olha só! É rapidinho, aliás, o único rapidinho da lista!

E você? Curte um jogo de tabuleiro? Qual faltou nessa lista? Deixe sua sugestão ou comentário!